Facebook Twitter Youtube
Transtusa

Notícias

NOTÍCIAS POR:

Números do Transporte Coletivo Urbano de Joinville
13/03/14

Conheça os números do transporte coletivo urbano de Joinville: frota, quilômetros rodados, ocupação média dos ônibus, consumo de diesel e muito mais. A planilha mostra com transparência a base de cálculos que dá origem às tarifas de ônibus. Fique por dentro. Você está exercendo o seu direito de cidadão.

Dados Gerais
Quer saber mais sobre a infraestrutura que envolve o transporte de ônibus, dados da frota, quilômetros rodados, viagens realizadas, quadro de funcionários com distribuição por funções, ocupação média dos ônibus e consumo de diesel?

Dados Gerais

Planilha
Você conhece os custos do transporte por ônibus? Saiba quais são e como estão distribuídos na planilha que dá origem ao cálculo do custo do Passageiro Transportado e, consequentemente, ao preço da tarifa. A fórmula que define o cálculo da tarifa segue as mesmas diretrizes em todo o país, e em Joinville, baseia-se no decreto n° 10.839/02.

A planilha no link abaixo refere-se ao cálculo das empresas concessionárias com base no decreto nº 10.839/02, que apontou o valor de R$ 3,4450 para a tarifa do transporte coletivo urbano.

Planilha

Indicadores
O tamanho da frota, a quilometragem percorrida e o número de passageiros pagantes são fatores decisivos para a definição da tarifa do transporte coletivo. Em Joinville, enquanto a frota cresceu 24,11% e a quilometragem aumentou 12,39% nesta década, o número de passageiros pagantes caiu 26,49% no mesmo período. Em 2013, a situação se repete, com o agravante da mobilidade, onde as velocidades medias de operação foram altamente prejudicadas, fazendo com que oito novos ônibus fossem incorporadas a frota para percorrer a mesmas quilometragem com uma redução de 3 % dos passageiros pagantes. Este fato aliado ao aumento dos combustíveis, três no total do ano, são os determinantes do aumento da tarifa acima da inflação.

Fonte: Empresas Concessionárias

Cálculo do Custo do Passageiro Transportado (pdf)
Km/Frota/Passageiros Pagantes (pdf)
Evolução mensal: Diesel X Gasolina (pdf)

 

Deixe um comentário

FOTO

NOTÍCIAS POR: