Facebook Twitter Youtube
Transtusa

Empresa Consciente

Política de Gestão Integrada


Responsabilidade Ambiental

Cuidar do meio ambiente é dever de todos. Por isso, a Transtusa investe em ações que fazem a diferença no dia a dia da sociedade implantando procedimentos que reduzam o impacto ambiental de seus processos. Todas as práticas têm como base as legislações ambientais vigentes e conceitos de gestão ambiental, baseados na Norma ISO 14001. Conheça nossas práticas de controle ambiental:


Captação e reaproveitamento de água

Uma das práticas lançadas pela Transtusa foi a de reaproveitar 80% da água gasta para lavar toda a frota através de uma recicladora de água. Os 20% restantes são provenientes da chuva, armazenada em reservatórios especiais.
Possui ainda uma moderna estação de tratamento de efluentes, responsável pelo tratamento de todo o esgoto produzido na empresa, além de possuir tratamento diferenciado para os demais efluentes gerados. Todo o óleo usado, retirado dos veículos, é coletado por empresa habilitada pela Agência Nacional do Petróleo para tratamento especializado.


Controle da emissão de gases

A Transtusa periodicamente monitora as emissões atmosféricas dos veículos através de testes de opacidade, que são registrados e mantidos sistematicamente. Quanto ao monitoramento das emissões fixas, a empresa possui uma cabine de pintura com sistema de exaustão de partículas para evitar a contaminação do ar. São realizadas coletas de amostras para analisar a qualidade destas emissões para comprovação da eficiência do controle ambiental periodicamente.


Proteção do solo

A Transtusa possui em suas instalações, dois tanques com capacidade para armazenar até 140 mil litros de óleo diesel. Para evitar a contaminação do solo e do lençol freático, a empresa mantém poços de monitoramento das águas subterrâneas que são analisados periodicamente.
Além deste monitoramento, as áreas do posto de abastecimento, armazenamento de combustíveis, armazenamento de resíduos sólidos e oficina possuem sistemas de contenção de líquidos para evitar vazamentos e impactos ambientais.


Destinação de resíduos sólidos

Todos os resíduos sólidos gerados são separados e colocados em locais previamente identificados. Os resíduos recicláveis e as sucatas são vendidos enquanto os demais resíduos seguem para locais devidamente licenciados.


Responsabilidade Social

O compromisso com a comunidade e a preocupação com a educação e cultura são marcas da Transtusa. A empresa apoia diversas iniciativas como a Ação Nacional Tarifa Cidadã – Transporte Público com Inclusão Social, que visa obter para o transporte público um tratamento diferenciado.

Também realiza projetos em campanhas de saúde e incentiva eventos socioculturais como a Feira do Livro de Joinville e o Festival de Dança de Joinville. Além disto, patrocina programas de conscientização no trânsito e palestras gratuitas nas escolas.


Valorização Profissional

A Transtusa tem o compromisso de preservar a saúde de seus colaboradores e valorizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.